BRASIL É REFERÊNCIA NA DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS

O Brasil continua avançando significativamente no recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Nos últimos dez anos, foram mais de 202 mil toneladas recicladas. Atualmente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), ONG responsável pela destinação final do material, recolhe  94% do total descartado.

“O principal objetivo é dar a destinação correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente”, explicou o coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel.

Os estados líderes na devolução de recipientes de agrotóxicos, segundo o (inpEV), são Mato Grosso, Paraná, Goiás e São Paulo, onde a destinação das embalagens é feita para o agricultor, fabricante e revendedor que, de acordo com a lei,  indica os postos de recolhimento na nota fiscal.

Antes de a lei ser criada, em 2002, as embalagens eram enterradas ou queimadas. As multas podem chegar a R$ 20 mil no caso de não cumprimento a legislação.

Fonte: Pagina Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *