Novo presidente do SRU defende Código Florestal

Keila Cristina


Romeu Borges assumirá o comando do Sindicato Rural de Uberaba, a partir do mês de junho

Novo Código Florestal é uma conquista pelo simples fato de possibilitar que os produtores possam cumpri-lo. A afirmação é do presidente eleito do Sindicato Rural,  Romeu Borges. Ele pontua que a mudança na Legislação atende em partes aos anseios da classe, mas que é, com certeza, melhor do que o anterior. Borges pondera que alguns pontos poderiam ter sido mantidos e foram vetados, como é o caso da consolidação.

O presidente explica que muitas áreas foram antropizadas, ou seja, tiveram as características originais (solo, vegetação, relevo e regime hídrico) alteradas por consequência de atividade humana, há mais de 100 anos e, em sua opinião, aquele que é proprietário de terra e tem esse passivo ambiental, não deveria ser responsável por pagar essa conta. “O próprio ambiente já se estabilizou nessas regiões que tiveram antropização. Se você for analisar, 90% das cidades brasileiras foram construídas próximas de rio, por conta da tecnologia de bombeamento de água. Da mesma forma no setor rural, construía-se a sede, fazia desvio sempre próximo do curso da água, por conta das metodologias da época. Não é justo, agora, a atual geração ter que recompor esse passivo”.

Como ponto positivo do novo código, Romeu citou a junção da APP – Área de Preservação Permanente à Área Legal. Diferente de antes, que além da APP era necessário mais 20% da propriedade, agora, a porcentagem da APP entra em conta. “Exemplificando, se APP der 15%, mais 5% interou os 20. Se der 20%, não tem que acrescentar. Se APP der 25%, ele tem que deixar.  O produtor entende isso e sabe que é importante para o setor. O objetivo é justamente beneficiar aqueles que cuidaram”, informou Romeu Borges.

Sobre o assunto, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a ABCZ e o Sindicato Rural, realizou encontro, com a palestra “Os desafios da implantação do Novo Código”.

———-