IAP e Ibama discutem avanços na área ambiental no Paraná

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, se reuniu com o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Volnei Zanardi, para tratar dos avanços ambientais, em parceria com o Governo Federal, programados para o Estado. O encontro aconteceu nessa terça-feira (19), na sede do Ibama, em Brasília.

A reunião teve como objetivo tratar de parcerias firmadas para implantar programas e projetos que irão auxiliar na gestão ambiental do Estado. Foram discutidos assuntos relacionados à implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o andamento do Inventário Nacional Florestal do Paraná, Lei Complementar Federal nº 140/2011, novas diretrizes para o licenciamento e a gestão ambiental integrada entre os órgãos.

Para cada projeto discutido serão estabelecidos cronogramas de trabalho e metas. Os programas envolvem capacitação de corpo técnico do Estado, convênios para repasses de informações, repasse de imagens de satélites, sistemas de informação e recursos. Em contra partida, o Estado irá repassar informações ao Ibama, como os dados das propriedades rurais incluídas no Cadastro Ambiental Rural, licenciamentos e dados sobre o monitoramento ambiental.

Também participaram da visita o diretor de Desenvolvimento Florestal do Instituto Ambiental do Paraná, Mauro Scharnik, a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do Ibama, Hanry Alves Coelho, e o presidente substituto do Ibama, Fernando Marques.

ABEMA – Em Brasília, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná participou da 62ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A reunião contou com a representação de todos os estados brasileiros e com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do presidente Ibama e demais autoridades dos órgãos federais e estaduais.

Os encontros da Associação têm como objetivo abordar as dificuldades na área e apresentar as soluções encontradas, uma forma de garantir a troca de experiências entre os órgãos ambientais estaduais para garantir a preservação ambiental em todo o país. Os encontros antecedem às reuniões do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), informando e propondo os temas que serão discutidos no Conselho.

Fonte: IAP

———-